sábado, 29 de janeiro de 2011

NÃO

O texto deste fim de semana é muito simples. É um texto curto e incisivo. È uma afirmação categórica. É o manifesto da minha liberdade, o meu grito de Ipiranga, face à tormenta, à escravidão. È o restabelecer da minha inteligência, o restauro da minha sanidade mental. É reformular o meu ser, o abolir da castração. É refazer o respeito pelo meu tempo. Reconstruir os meus espaços, reinstituir a dedicação que devo dar a mim mesmo, aos outros e às coisas que me são sensíveis e gratas. É ter tempo para os meus cães, para os meus gatos, para as paisagens que estão nos sítios à espera de serem vistas. È, então, a dádiva das mãos, da visão e de todos os outros sentidos, a maior, a sua total disponibilidade…
Este texto é para dizer um NÃO ao correio eletrónico das coisas oficiais, do emprego e outras coisas que tais, que chega no fim de semana. É um NÃO à leitura desse e-mail. É um não à resposta desse e-mail.
É um NÃO à obrigação a que não sou obrigado.
A partir de agora, presidentes, ministros, instituições, diretores, coordenadores, colegas de trabalho e outros quejandos NÃO contem comigo: Ao fim de semana, eu NÃO abro o vosso correio eletrónico; NÃO fico feito parvo, preocupado a dar a resposta ou a preparar o que me é solicitado já para a segunda-feira.
Eu NÃO trabalho ao fim de semana, melhor dizendo: eu Não exerço uma profissão por conta doutrem ao fim de semana. O fim de semana é meu, NÃO é da instituição onde trabalho, NÃO faz parte do contrato laboral.
Para que se saiba e não haja dúvidas nem sequer ambiguidades, doravante só lerei os e-mail das coisas profissionais de 2.ª a 6.ª, nas chamadas horas de expediente.
Tenho dito.
Fernando Hilário
PS: Esta tomada de posição não tem a ver com o roubo que me fizeram ao salário (podia ter, mas não tem). Ela deve-se apenas à restauração de um direito que é meu e que eu vinha há algum tempo a delapidar. Esse direito é a minha Liberdade.

1 comentário:

  1. Concordo com este "Não"!..
    É preciso deixarmos um espaço livre para nós usufruirmos da vida !..

    ResponderEliminar